A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) está intensificando seus esforços para investigar a morte de uma criança de 5 anos e uma mulher de 42 anos, ambas vítimas da doença de Chagas. Os trágicos óbitos ocorreram no bairro Fonte Nova, localizado no município de Santana.
De acordo com informações da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), a suspeita recai sobre o consumo de açaí contaminado, o que resultou na transmissão oral da doença. A mulher faleceu em 9 de outubro, enquanto a criança perdeu a vida no último domingo, 22.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, revela que, desde janeiro até a data de hoje, foram notificados 49 casos suspeitos da doença de Chagas em Santana. Dentre esses, três foram confirmados, 30 descartados, 12 não tiveram informações disponíveis na ficha de atendimento e quatro resultados se mostraram inconclusivos.
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, com seu principal vetor sendo o inseto conhecido como “barbeiro”. Este inseto age como intermediário entre o protozoário e os seres humanos, uma vez que pica animais silvestres infectados e, em seguida, transmite a doença às pessoas.
As autoridades de saúde do Amapá continuam a investigar o surto da doença e a implementar medidas preventivas para conter a propagação da doença de Chagas na região.