Uma explosão ocorrida numa embarcação na tarde de quinta-feira (26) no Rio Amazonas, próximo ao Canal das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá, resultou em nove feridos, destes, três ocupantes estão em estado grave: uma mulher grávida de 7 meses, uma criança de 3 anos e um homem de meia idade. Eles permanecem hospitalizadas, enquanto as demais receberam autorização para seguir acompanhamento em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo informações de Adrielly Lima, a responsável técnica do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a criança sofreu queimaduras de 2º e 3º grau que afetaram cerca de 75% de seu corpo. Ela foi entubada e transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), localizado na área central da capital.
A mulher grávida também teve queimaduras, afetando o tórax, rosto e membros superiores. Está prevista para sexta-feira (27) uma avaliação obstétrica na Maternidade Mãe Luzia. A terceira vítima permanece hospitalizada no Hospital de Emergência (HE), com queimaduras de 2º e 3º grau no rosto, sem uma data de alta definida.
De acordo com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o incêndio teve início com a explosão de um cilindro de gás. A embarcação transportava cerca de 17 pessoas e tinha como destino o município de Anajás, no estado do Pará.
A Capitania dos Portos do Amapá iniciará um inquérito administrativo para investigar as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao acidente.