Militares norte-americanos chegam ao Amapá para treinamento com Exército Brasileiro

Militares dos Estados Unidos e do Exército Brasileiro deram início à segunda fase da operação “Core 23” nesta segunda-feira, 6 de novembro, marcando um marco significativo ao conduzir exercícios na região amazônica pela primeira vez. A cerimônia de abertura ocorreu na 22ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Macapá, e as atividades estão programadas para prosseguir até o dia 16 de novembro.

A sigla “Core” se refere a “Combined Operation and Rotation Exercise,” que significa “Exercício Combinado de Operação e Rotação” em português. Esse programa de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos estabelece uma série de exercícios conjuntos planejados até o ano de 2028, demonstrando a parceria e a colaboração contínuas entre as duas nações no campo militar.

A fase operacional da operação “Core 23” ocorrerá nos municípios de Ferreira Gomes e Oiapoque, com a realização de ações que incluem assaltos aeromóveis com o uso de helicópteros do Exército Brasileiro, bem como operações em ambientes de selva desafiadores.