Após três anos, Luau da Samaúma retorna com grande show do supergrupo Movimento Costa Norte

Nesta sexta-feira, 27, após três anos, acontece o retorno do Luau da Samaúma, importante evento cultural do verão amapaense que ocorre em frente à Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá, no Araxá. Nesta edição, o evento prestará uma grande homenagem ao Movimento Costa Norte, célebre conjunto musical formado no final dos anos 1970 por Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Jr. e Val Milhomem, que se tornaram, na década seguinte, os principais nomes da música amapaense.

Este renascimento do Luau é resultado da colaboração entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP), o Sebrae e o Governo do Amapá, com o apoio da Prefeitura de Macapá, integrando as festividades do programa “Amapá 80 Anos”, realizado pelo Estado. O Luau na Samaúma, inicialmente concebido em 2017, não apenas estabelece uma ligação entre o Ministério Público e a comunidade, mas também oferece cultura, lazer e entretenimento para todas as idades, impulsionando a economia criativa e a participação da população.

Em 2023, o evento terá duas edições notáveis. A primeira celebrará os 80 anos de criação do Território Federal do Amapá, enquanto a segunda, programada para dezembro, será a edição tradicional natalina, marcando o aniversário de mais de 80 anos da samaúma, árvore que empresta seu nome à praça e ao evento, tornando-se um símbolo da cultura local.

O retorno do evento é um tributo ao legado de figuras como Osmar Júnior, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem, que iniciaram o Movimento Costa Norte e pavimentaram o caminho para o reconhecimento da música produzida no Amapá como parte integrante da identidade do povo.