Aumento de salário para prefeito, vereadores e secretários de Macapá está nas mãos do Dr. Furlan

A lei que aumenta os salários do prefeito, dos vereadores, e dos secretários de Macapá foi aprovada na Câmara Municipal e agora está nas mãos do prefeito Dr. Furlan. O prefeito pode concordar com o aumentar e sancionar a lei ou não concordar e vetar tudo ou parte do que foi aprovado pelos vereadores.

O aumento dos salários gerou muitas críticas nas redes. Pelo texto aprovado, o salário do prefeito subirá de 19 mil para 32 mil, o vice-prefeito terá aumento de 15 mil para 24 mil, o salário dos vereadores vai aumentar de 12 mil para 19 mil e o salário dos secretários terá aumento de 9 mil para 16 mil.

Além do aumento dos salários, os vereadores também querem aumentar a verba de gabinete deles próprios. O valor subiria de 10 mil para 75 mil. O projeto foi apresentado pelos vereadores Marcelo Dias, Claudiomar Rosa, Carlos Murilo e Gian do Nae.

Pela lei brasileira, tudo que os vereadores aprovam, tem que passar pela sanção do prefeito. Se o prefeito concordar, ele sanciona. Se discordar, ele veta. A decisão é do prefeito. Mas se houver veto, a lei volta para a Câmara, onde os vereadores podem derrubar o veto e promulgar (fazer valer) o texto rejeitado pelo prefeito.